Quais são os principais costumes dos evangélicos?

casamento evangelico

Os costumes presentes nos templos evangélicos (também chamados de protestantes), pode variar de acordo com a igreja, uma vez que existem diversos seguimentos do protestantismo.

Porém, de forma geral, pode-se identificar costumes “padrões” em igrejas evangélicas, como: a não utilização de imagens em suas celebrações religiosas, diferentemente do catolicismo, também não creem em mártires, a ceia é dividida entre todos os fiéis, diferenciando-se do catolicismo onde, o rito é chamado de eucaristia e é dividido apenas entre os sacerdotes.

Também é possível identificar, outras características como dons do Espírito Santo, a contribuição do dízimo e o sexo após o casamento evangélico.

Um aspecto importante que merece uma ênfase, é nos costumes quanto às roupas.

Existem igrejas protestantes onde se tem uma concepção mais liberal, onde mulheres podem usar calça e homens bermuda, assim como regimes mais rígidos onde mulheres usam apenas saia e homens calça.

Como surgiu o protestantismo?

O protestantismo surgiu no século XVI com Martinho Lutero, que estava insatisfeito com o papel desempenhado pela igreja católica na época, sua influência econômica e política.

Assim, insatisfeito, Martinho Lutero elaborou um manifestou conhecido como 95 teses, e encaminhou à igreja para aprovação do Papa Leão X.

Entretanto, o manifesto não foi aceito e resultou na exoneração de Lutero da igreja católica, que após o acontecido fundou a religião protestante, que teve esse nome por ter surgido em meio a protestos de Lutero contra a igreja.

Dessa forma, subtende-se que a crença evangélica é uma religião que surgiu em contraposição ao catolicismo, que se baseia em crenças e ritos que segundo Lutero não se adequavam – e necessitavam de uma reforma.

O evangelismo, atualmente, pode ser considerado um termo muito abrangente que tangencia diversas religiões que seguem o protestantismo, porém possuem dogmas diferentes, por isso, é importante entender que dentro do evangelismo é possível encontrar uma diversidade de costumes e rituais.

Qual a diferença entre igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais?

casamento evangelico

A diferença está presente principalmente no campo litúrgico, na organização do ministério e na forma que a igreja utiliza para alcançar mais fieis à igreja.

Existem também diferenças em aspectos doutrinários de cada religião, sendo bem específico de cada uma.

Em algumas igrejas existe a crença da predestinação, enquanto outras não acatam esse fato, crendo que cada indivíduo é responsável pela sua salvação.

A importância do evangelismo

O protestantismo foi de suma importância para a história do mundo. Através da reforma protestante, foi possível diminuir o poder político e econômico que a igreja católica possuía sobre a sociedade, criando assim, uma sociedade menos submissa a um monopólio religioso, criando uma sociedade que possuía uma visão mais crítica quanto às crenças pré-estabelecidas.

Atualmente, o evangelismo é uma das crenças que mais cresce no Brasil, passando a ter mais adeptos ano após ano.

Dessa forma, o Brasil já não pode mais ser considerado o país mais católico do mundo. Isso pode ser dar ao fato do evangelismo estar crescendo entre os jovens e as classes sociais mais baixas.

Rate this post

Deixe um comentário