Conheça os principais benefícios do café

tipos de cafe

Você sabia que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil? Sim, aqueles que apostaram que seria a cerveja erraram: o café perde apenas para a água.

Afinal, quem dispensa um café quentinho pela manhã ou depois do almoço?

O hábito brasileiro de tomar pelo menos um dos tipos de café todos os dias, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, é muito saudável e pode trazer inúmeros benefícios à saúde.

O café é conhecido por trazer mais disposição e energia, mas por ser rico em antioxidantes sua ação vai muito além disso.

Continue lendo a matéria para conhecer 7  benefícios do café.

Café emagrece

Muitas mulheres se perguntam se é verdade se o café emagrece, e a resposta é: sim!

O café possui efeito termogênico que acelera o metabolismo e faz com que a queima de gordura aconteça mais rápido.

Além disso, ao ingerir o café, o corpo libera uma quantidade de adrenalina que é capaz de diluir as células de gordura.

Previne o câncer

A ingestão correta do café é capaz de prevenir alguns tipos de câncer, entre eles: o câncer de fígado, câncer de intestino, câncer de mama e câncer de pele.

Acredita-se que essa prevenção ao câncer se dá devido aos antioxidantes que existem na composição do café e que combatem os radicais livres.

Por isso, ingerindo em média de 4 a 5 xícaras de café ao dia, as chances de desenvolver câncer diminuem 15% a  20% .

Melhora a memória

Uma pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins (EUA) apontou que a cafeína atua melhorando a memória por até 24 horas após seu consumo.

O experimento ainda indica que duas xícaras de café ao dia tornam a nossa mente mais resistente e melhoram a memória a longo prazo.

Combate a Depressão

O café possui um efeito muito positivo em pessoas que sofrem de depressão. Um estudo realizado por cientistas da Harvard School of Public Health mostra que o café é um antidepressivo natural.

Como um estimulante ao sistema nervoso central, ao ser ingerida, a cafeína acaba auxiliando em uma maior produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem estar.

Pessoas que ingerem duas ou mais xícaras de café por dia possuem 20% menos chances de ficarem deprimidas e 50% menos chances de cometer suicídio.

Ajuda em problemas cardíacos

O café é rico em polifenóis, que são os responsáveis por combater os radicais livres que alteram o DNA e aumentam o colesterol ruim no organismo.

Um estudo feito pelos pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH) indica que pessoas com o hábito de beber café possuem 11% menos chances de terem insuficiência cardíaca.

Previne Diabetes tipo 2

O café é rico em ácidos clorogênicos e trigonelina alcaloide. Esses componentes atuam reduzindo a ação da glicose e insulina no corpo.

Dessa forma, com o consumo diário do café, há uma redução de 35% do risco da pessoa desenvolver diabetes.

Melhora o fígado

Esse talvez seja o benefício do café preto menos conhecido.

De acordo pesquisas, pessoas com o hábito de beber 4 xícaras de café ao dia, possuem 80% menos chances de desenvolver cirrose no fígado. Além disso, a ingestão frequente diminui 40% de chance de se desenvolver câncer de fígado.

Rate this post

Deixe um comentário