Arte em Casa, Artesanato, Decoração, Meu Apê

Capa do meu sofá, como eu fiz

Olá pessoas!!! Eu vim mostrar como eu fiz a capa do meu sofá, comprei um sofá de dois lugares marrom (na verdade acho que é um tipo de cor de burro quando foge, kkkk) ele é bem bonito, mas um pouco escuro para o meu gosto, já tive um sofá com capa branca há tempos atrás e gostava muito, pois apesar de ser branca é bem fácil de lavar…Então como eu já tinha comprado o tecido para forrar o sofá antigo resolvi aproveitar e fazer logo uma capa pro sofá novo, assim protege e eu ainda tenho opção de mudar quando quiser.

Então… meu sofá é este, todo lindo e novinho, é tipo uma camurça, a única coisa que eu não gosto neste tipo de tecido é que conforme vc passa a mão ou senta fica todo marcado, mas enfim comprei dessa cor pq já tive outros sofás que sempre acabaram sujando muito, até pq eu tenho essa coisa fofa aí na foto que pode acabar sujando…

Não tirei muitas fotos dos detalhes pq comecei a cortar o tecido em cima do próprio sofá e acabei esquecendo de fotografar todos os passos, pra quem sabe costurar acho que não é difícil de fazer, porém exige paciência pq é um quebra cabeças.

Então como falei, estiquei o tecido branco em cima do sofá, parte por parte e fui cortando um pouco maior, não usei nenhum molde, só cortei e fui colocando alfinetes. Tentei fazer assim, cortar um lado primeiro e depois que via que estava bom, usava esta parte cortada pra cortar o outro lado, assim as partes ficaram do mesmo tamanho, tudo isso fiz com o lado avesso do tecido e claro que pra cortar o outro lado, fazia como estivesse espelhado.
Depois de tudo alfinetado, levei pra máquina e fui costurando primeiro as partes menores e depois as maiores.

Depois de tudo costurado, coloquei a capa no sofá e vi que algumas partes ficaram maiores que o sofá, então descosturei e diminui e costurei novamente, gente isso acontece mesmo, pra ficar bem certinho tem que ir provando e arrumando, assim como as costureiras fazem com as roupas, experimenta e vê onde não tá bom e assim vai. Eu só fiz isso uma vez, da segunda vez já ficou certinho. Depois passei para as capas das almofadas que são separadas do sofá, mas ai é mais fácil pois dá pra medir  e cortar pela almofada mesmo, sem problemas… Depois de tudo costurado medi a bainha da capa e passei na máquina. Depois de tudo pronto, passei a ferro toda a capa pra abrir as costuras e passei um costura em todas as emendas, como se fosse um pesponto. Tudo pelo lado direito…

E ficou assim, minha capa branquinha, depois fiz capas novas pra minhas almofadas…

Agora a sala ficou com outra cara, parece que mudei muita coisa, mas não, são apenas as capas do sofá e almofadas…Então quem fala que não tem jeito de mudar nada em casa, pode ver que com criatividade e pouco dinheiro e muita paciência, dá sim pra mudar muita coisa em casa…
Espero que tenham gostado, ainda tenho outros projetos pra mostrar pra vcs, mas antes vou tirar umas férias pra dar uma passeada…
Até a volta, bjs…

Comente pelo Facebook
Escreva seu comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com

25 comentários
  1. E a salinha ficou totalmente diferente.
    Adoro essas soluções do tipo faça você mesmo.
    Adorei Amore!!!
    Bjoks
    http://tesourapapeleoutrosamores.blogspot.com.br/

    Responder
  2. E a salinha vai tomando formas sempre diferentes e muito bonitas… fofice…

    Responder
  3. Ficou linda sua capa, bem fácil. Estou planejando fazer uma pra mim, mas vai ser um pouco mais complicado porque meu sofá tem partes arredondadas, mas não faria branco, pra mim não dá… Embora a sua tenha feito toda a diferença na sua sala, e as almofadas deram um colorido pra descontrair. O dia que tiver coragem de fazer a minha mostro tbem.
    bjo grande

    Responder
  4. Sua sala ficou otima !
    simples ideias para otimas soluçoes!!
    Para quem sabe costurar e uma boa ideia, pois ja pensei em fazer uma assim , mas quem disse que a mulher aqui sabe costurar ..kkkkkkk!
    Mas depois que conheci o mundo dos blogs me deu ate uma vontade de aprender , podemos fazer tanta coisinha pra casa sem gastar muito ne ..
    Bjkas!

    Responder
  5. Muito bom Mara!!
    Parabéns!!
    Mudanças sem gastar muito né??? Adorei!!
    Tô precisando fazer uma pra mim também….
    Bjus e feliz semana!!

    Responder
  6. Muito bom! E quando se tem cachorros…torna-se necessário um forro assim!

    bjs

    Responder
  7. Ahhhh…amei!!!
    Mara qual tecido vc. usou????
    Bjs

    Responder
  8. Ficou lindo, adoro sofá branquinho assim e ficou ótima a capa! Parabéns!
    Beijos!!!
    CamomilaRosa

    Responder
  9. Oi Mara, eu adorei, ficou muito linda, eu não preciso nem falar que eu amo o branco. Um bj

    Responder
  10. Caramba quanta habilidade. Tiro o chapéu!
    Ficou d+!!!!!!!!

    Responder
  11. Mara..
    Amei a capa… aliás adoro sofá com capas brancas…
    Como sempre, você me encorajando, acho que irei tentar na casinha…
    Beijos e parabéns, claro que ficou linda!!!
    Um lindo domingo!!
    Thais

    Responder
  12. Oi Mara, menina é exatamente o q eu quero fazer pro meu sofá marrom escurão.pintei a minha parede de pedrinhas de branco e todas as mesinhas de apoio da sala tbm estão brancas,Estou comprando peças de decoração azuis inclusive o tapete q já comprei,agora só falta o safá branquinho pra deixar minha sala do jeito q imagino.

    Inspiradora pra mim sua capa,deve ter sido dificil de fazer. Mas ficou oteemaa. rsrssrs

    bjinhooss

    Responder
  13. Amei sua capa, menina eu já fiz algumas, mas assim como vc mostrou eu nem pensei. Agora usarei a sua técnica.
    Bjus. Rose.

    Responder
  14. Anonymous

    Muito boa suas dicas Mara! Tenho um sofá precisando de capas, já comprei dessas prontas por ai. Mas não gostei! Vou tentar fazer, mas creio que terei mais dificuldades, pois além de não ser costureira, meu sofá é arredondado.
    Bjss
    Dayse

    Responder
  15. Adorei, quero fazer pro meu sofá também. Mas tenho umas dúvidas… O assento do seu sofá é solto? Quantos metros de tecido você gastou?

    Responder
  16. Eu já fiz e postei no meu blog, mas não faço outra tão cedo (pra não dizer nunca mais…rs). É muito trabalhoso! Ficou perfeita.

    Responder
  17. Cristina Marta Câmara Santos

    Adoro ver o seu site Mara. Me inspira. Eu não tenho muitas habilidades manuais. Pelo menos ainda não tentei com paciência, mas adoro ver os resultados. Me faz feliz porque fico imaginando a minha casa que eu estou realizando. Obrigada!

    Responder
    • OI Cristina, que bom que te inspiro, obrigada por estar por aqui e comentar, bjs…

      Responder
  18. Juliana

    Oi Mara tem como eu postar umas fotos para você me auxiliar e me da idéias?
    Mande me seu email
    Grata
    Juliana

    Responder
  19. Eliane

    Muito criativa. Parabéns.

    Responder
  20. Marcia

    Mara sua linda , amei resultado! Que tecido usou?

    Responder
    • Olá Marcia, obrigada…usei brim branco mesmo, facil de encontrar, bjss

      Responder
  21. claudia

    E gratificante ver pessoas que nos levanta a alta estima !!! parabens !!! simplesmente maravilhoso .

    Responder